Ixonn Group

Configuração / Recursos do Google

You are here:
< All Topics

A partir da versão 2.2.0, a configuração do Google é movida para uma guia de configuração separada em Configuração-> Configurações-> Google, isso permitirá uma visão clara de todas as configurações e recursos relacionados ao Google integrados ao Ixonn.

Para começar a configurar seus recursos relacionados ao Google Ixonn, você precisará criar (caso ainda não tenha um até agora) um projeto no Google Developers Console. Você pode usar um projeto para gerenciar todos os seus aplicativos ou criar um projeto diferente específico para Ixonn.

Como o Ixonn é um aplicativo independente e está instalado no servidor e você é o controlador de dados e responsável pelo processamento de todos os dados, será necessário definir configurações adicionais na página do Google Developers Console.

Pré-requisito

Criar novo projeto do Google Developers Console

Para começar, você precisa primeiro usar a ferramenta de configuração, que o orienta na criação de um projeto no Google API Console, na ativação da API e na criação de credenciais.

Na maioria dos casos, depois de criar o projeto com a ferramenta de configuração, o projeto será nomeado automaticamente como Meu Projeto, mas você poderá renomeá-lo manualmente para e.q. Ixonn

Gerar chave de API

Clique no ícone de alternância da barra lateral superior esquerda e, em seguida, APIs e serviços -> Credenciais para criar uma nova chave de API.

Clique em Criar credenciais e, no menu suspenso, selecione Chave da API

Google Developers Console Generate API Key

Adicione esta chave de API em Configuração-> Configurações-> Google no campo de entrada Chave da API do Google. Essa será a chave da API do Google vinculada ao Ixonn que será usada para vários recursos.

Criar ID do cliente OAuth

O ID do cliente OAuth do projeto no momento em que este artigo foi escrito é usado apenas para o recurso Seletor do Google Drive. Se você não planeja usar o recurso Seletor do Google Drive, não precisa gerar o ID do cliente OAuth.


Enquanto você estiver na página de credenciais, clique em Criar credenciais e, em seguida, em ID do cliente OAuth

O Google pode solicitar que você defina um nome de produto na tela de consentimento. Na maioria dos casos, você verá esta mensagem “Para criar um ID de cliente OAuth, primeiro defina um nome de produto na tela de consentimento”, clique no botão direito Criar consentimento tela e preencha todos os campos obrigatórios, veja abaixo o exemplo do consentimento.

Depois de criar o consentimento, salvar e atualizar a página criar ID do cliente OAuth, você poderá começar a criar a chave de ID do cliente OAuth, conforme mostrado abaixo.

No campo Origens Javascript Autorizadas, certifique-se de inserir o nome de domínio de instalação Ixonn correto ou, se você instalou o Ixonn no subdomínio, adicione o subdomínio como nome de domínio autorizado. As origens Javascript autorizadas também devem ser o mesmo nome de domínio que você adicionou na área de autorização Autorizar domínios

Depois de criar o ID do cliente OAuth, sua página de credenciais deverá se parecer com a imagem abaixo.

Google API and OAuth Client ID

Agora você pode copiar o ID do cliente e adicioná-lo ao Ixonn em Configuração-> Configurações-> Google-> ID do cliente da API do Google.


Recursos do Google

Seletor do Google Drive (da v2.2.0)

O pré-requisito para esse recurso é já ter configurado na chave da API do Google Ixonn e no ID do cliente OAuth, conforme explicado acima.


NOTA: Este recurso requer verificação do Google, veja abaixo para mais informações.

O Google Drive Picker é um recurso adicionado ao Ixonn na versão 2.2.0. Esse recurso permitirá que você vincule sua conta do Google / membros da equipe e selecione os arquivos a serem incluídos no Ixonn diretamente do Google Drive, recurso semelhante existente no Ixonn com o Dropbox.

Ativar API do Google Drive e Biblioteca de API do Google Picker

Primeiro, você precisa habilitar as bibliotecas da API do Google Drive e do Google Picker no projeto que você criou. Para isso, clique no menu superior esquerdo para alternar entre APIs e serviços-> Biblioteca e pesquise o Google Drive, clique na biblioteca e, em seguida, clique em Ativar, em seguida, realize uma nova pesquisa para a API do Google Picker e ative-a.

Google Drive Library EnableEnable Google Picker API

Ativar o Google Drive em Ixonn

O recurso Google Drive está desativado por padrão e pode ser ativado depois que você configura a Chave da API do Google, o ID do cliente OAuth e ativa a Biblioteca do Google Drive. Depois de garantir isso, para ativar esse recurso, você pode navegar para Configuração-> Configurações -> Google e defina Ativar Google Picker como Sim.

Autenticação no Google Drive

Depois de ativar o Google Drive Picker, navegue por e.q. para alguma área em que o Google Drive esteja disponível, por exemplo, neste caso, usaremos os arquivos do projeto Google Drive e clique no botão direito Escolha no Google Drive

Choose From Google Drive

Um novo pop-up será mostrado para escolher sua conta do Google que você concederá acesso ao aplicativo.

Verificação de aplicativo

Depois de selecionar sua conta, provavelmente você verá a mensagem “Este aplicativo não foi verificado”, é de sua responsabilidade garantir que o Projeto / Aplicativo que você criou seja verificado. Clique aqui para ler mais sobre como verificar seu aplicativo. Caso contrário, clique em Avançado e vá para [Nome do aplicativo] (não seguro) apenas para testar esse recurso em sua própria conta.

Google App Isn't Verified

O processo de verificação é explicado claramente pela Google todas as etapas de como você pode verificar seu aplicativo, como o Ixonn não contém dados da sua empresa, você precisará verificar isso sozinho, pois usará o Google Drive Picker.

Quando o Google solicita o URL da política de privacidade, se você possui uma política de privacidade para o site principal, pode usá-la ou ativar os recursos do Ixonn GDPR e usar a página da política de privacidade diretamente da Ixonn.

Recursos de suporte para Google Drive

Atualmente, o Google Drive Picker está disponível para os seguintes recursos:

  • Tarefas
  • Faturas
  • Estimativas
  • Propostas
  • Conduz
  • Arquivos de perfil do cliente
  • Contratos
  • Arquivos de Projeto

Configurar o Google Agenda

NOTA: Esse recurso sincroniza seus eventos do Google Agenda com o calendário Ixonn. Esse recurso não sincroniza seus eventos da agenda Ixonn com o Google Agenda.
Para configurar o Google Agenda primeiro, siga estas etapas.

O pré-requisito para esse recurso é já ter configurado na chave da API do Google Ixonn, conforme explicado acima.

Ativar API do Google Agenda

Primeiro, é necessário ativar a biblioteca da API do Google Agenda no projeto que você criou. Para isso, clique no menu superior esquerdo e depois em APIs e serviços-> Biblioteca e pesquise a API do Google Agenda, clique na biblioteca e clique em Habilitar.

Torne seu Google Agenda público:

Na interface do Google Agenda, localize a área “Minhas agendas” à esquerda.

Passe o mouse sobre o calendário necessário e clique na seta para baixo.

Um menu aparecerá. Clique em “Configurações e compartilhamento”.

Marque “Disponibilizar ao público” e verifique se “Ver todos os detalhes do evento” está selecionado

Obtenha o ID do seu Google Agenda

Enquanto você estiver nas configurações e no compartilhamento, pesquise pelo ID do calendário e verá o seu ID do calendário. Será algo como “abcd1234@group.calendar.google.com”

Copie o ID do calendário e adicione o ID principal do calendário para sua empresa em Configuração-> Configurações-> Google no campo ID do calendário


Configurar o Google Agenda para departamentos

Crie um novo calendário na interface do Google Agenda e obtenha o ID do calendário (mesmas etapas mencionadas acima). Provavelmente você já configurou a chave da API do Google em Configuração -> Configurações -> Google, agora navegue até Configurações -> Departamentos e adicione o ID do calendário do Google no campo ID do calendário do Google para o departamento que deseja configurar. Para vários departamentos, você precisa criar calendários diferentes na interface do Google Agenda.

Lembre-se de que o calendário principal é mostrado a todos os membros da equipe.

Depuração de calendário

Se houver algum problema na configuração do calendário, você deve depurar pressionando F12 no teclado (ou clique com o botão direito do mouse em inspecionar o elemento em um navegador) e clique em console. Se algum erro for mostrado, será visível no console.

Google Calendar API Console Error


Google reCaptcha

Primeiro, você precisa gerar a chave secreta e a chave do site.

  1. Acesse https://www.google.com/recaptcha/admin
  2. Em Registrar novo site, insira Label eq. Ixonn – reCaptcha
  3. Adicione seu nome de domínio
  4. Clique em RegistrarGoogle reCaptcha

Copie a Chave Secreta e a Chave do Site e vá para Configuração-> Configurações-> Google-> reCaptcha e cole nos campos necessários.

Tente visitar o login do administrador, o reCaptcha deve estar visível.

As chaves do reCaptcha estão erradas e você ficou preso no login?

É importante configurar o reCapcha v2 e não v3


Caso você tenha digitado as chaves erradas e tenha bloqueado o login, leia mais abaixo.

Os problemas comuns aqui podem ser:

  1. Copiando as chaves com espaços em branco, verifique se não há espaços em branco.
  2. Copiando as teclas com texto adicional ao redor dessa tecla.
  3. As chaves reCaptcha não existentes na sua conta do Google reCaptcha. 

Desativar reCaptcha do phpmyadmin

  1. Entre no cPanel.
  2. Vá para phpmyadmin e selecione o banco de dados que Ixonn está usando.
  3. Vá para as opções da tabela e, clicando no botão superior da pesquisa phpmyadmin, faça as seguintes pesquisas pelo nome da coluna
    recaptcha_secret_key
    recaptcha_site_key
  4. Defina os valores nas duas linhas vazios.

Mapa do Cliente

O mapa do cliente é um recurso usado na área de administração. Depois de configurar esse recurso para o cliente sempre que precisar da localização da empresa do cliente, você pode navegar para esse perfil de cliente e clicar na guia Mapa.

Para usar esse recurso primeiro, você precisa ter configurado a chave da API do Google em Configuração -> Configurações-> Google e no Google Developers Console. Verifique se você ativou a API de geocodificação para o projeto que criou. Para isso, clique no topo no menu esquerdo, alterne entre APIs e serviços-> Biblioteca e pesquise a API de geocodificação.

Esse recurso funciona com o Google Map Latitude e Longitude. Obtenha a latitude e longitude no mapa do Google e insira no perfil do cliente.Google Geocoding API Library

Artigos Relacionados 

Table of Contents
Scroll Up