Ixonn Group

Configuração de Email / SMTP

You are here:
< All Topics

Você precisará definir as configurações SMTP para Ixonn se desejar enviar o e.q. faturas, estimativas, lembretes vencidos, etc… a configuração SMTP atuará como um email geral da Ixonn para todos os emails que serão enviados.

Para configurar o recurso de envio de email no Ixonn, navegue até Configuração-> Configurações-> Email.

Opções de configuração

Abaixo, você pode ler sobre a opção de configuração de email para se familiarizar, no entanto, na maioria dos casos, será necessário ajustar apenas alguns deles, conforme mencionado nos exemplos abaixo.

Mecanismo de Correio

O Ixonn oferece dois mecanismos de e-mail; por padrão, o PHPMailer será selecionado. A diferença entre o mecanismo de correio está nas bibliotecas usadas para enviar emails do Ixonn.

Se você decidir usar o PHPMailer (o que é recomendado), a biblioteca responsável por isso será a popular biblioteca de e-mail php PHPMailer, você poderá ler mais sobre a biblioteca clicando aqui

O outro mecanismo de correio é a biblioteca de estrutura padrão do Codeigniter. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui

No entanto, você não deve se preocupar muito com isso, basta selecionar aquele que achar melhor.

Protocolo de email

SMTP, Sendmail e Mail.

É altamente recomendável configurar o protocolo SMTP para o envio de e-mails, se você não quiser encontrar problemas com e-mails enviados para spam ou codificação, os exemplos abaixo serão estritamente para o protocolo SMTP, pois é o recomendado.

Criptografia de email

  • SSL – Selecione se você estiver configurando o SMTP com a porta 465
  • TLS – Selecione se você estiver configurando SMTP com porta 587
  • Nenhum – selecione se você estiver configurando SMTP com porta 25

Resumindo, o SSL funciona com a porta 465, o TLS funciona com a porta 587 e se você estiver tentando configurar a configuração SMTP com a porta 25 (não segura), não haverá criptografia e você deverá selecionar Nenhum.

Host SMTP

Digite seu nome de host SMTP.

Porta SMTP

Digite sua porta SMTP

Não misture esses modos; A criptografia de email definida como SSL na porta 587 ou TLS na porta 465 não funcionará.

O email

Digite o email SMTP que você está tentando configurar como um email geral para Ixonn; na maioria dos casos, este será um email usado apenas para enviar emails de Ixonn, e.q. você pode criar uma conta de e-mail com o nome no-reply @ ou info @; no entanto, cabe a você determinar a melhor forma de atender às suas necessidades.

Nome de usuário SMTP

Preencha apenas se o seu cliente de email usar o nome de usuário para o login SMTP, principalmente você preencherá esse campo se estiver usando uma caixa de correio de troca.

Na maioria dos casos, quando você estiver usando o servidor de troca, será necessário efetuar login com nome de usuário que não seja com o endereço de email; nesse caso, o Ixonn usará o campo Nome de usuário SMTP para efetuar login no servidor de email em vez do endereço de email. O endereço de email que você preencheu acima ainda será usado como um cabeçalho FROM.

Senha SMTP

Preencha a senha para o login, você já deve saber sua senha.

Conjunto de caracteres do email

O padrão é UTF-8, você nunca precisará alterar isso, porque na maioria dos casos isso funciona bem; no entanto, se você decidir alterar a codificação, é altamente recomendável realizar algumas pesquisas para ver qual codificação é mais adequada para você.

Cco todos os e-mails para

Você pode adicionar e-mails a serem adicionados como cabeçalho BCC se desejar acompanhar e obter cópias de todos os e-mails enviados pelo Ixonn se precisar adicionar vários e-mails BCC, separe-os por vírgula.

Assinatura de e-mail

A assinatura global de e-mail para todos os e-mails enviados pode ser usada como campo de mesclagem adicionado aos modelos de e-mail em Configuração-> Modelos de e-mail, lembre-se de que essa opção pode ser substituída se e.q. a equipe que está enviando uma fatura para um email configurou uma assinatura de email personalizada em seu perfil.

Cabeçalho predefinido e rodapé predefinido

A instalação do Ixonn, por padrão, vem com um cabeçalho e rodapé predefinidos para todos os modelos de email, o cabeçalho e o rodapé predefinidos são bastante limpos, mas se você precisar de algo mais que isso, sinta-se à vontade para ajustar o código.

O conteúdo da mensagem de email é mesclado entre o cabeçalho e o rodapé predefinidos e.q.


[código de cabeçalho predefinido]

A mensagem de email

[código de rodapé predefinido]


Por exemplo, se você abriu um <div> no cabeçalho e não fechou o <div> HTML durante a formatação do cabeçalho, DEVE fechar (</div>) a tag HTML no rodapé.

Clique aqui para saber mais sobre HTML

Configuração de SMTP de email da AWS

Caso você esteja usando a AWS para enviar emails, clique aqui para saber mais.

Fila de email

Se você estiver procurando na opção Fila de e-mail, clique aqui para ler mais.

Modelos de email

Clique aqui para ler mais sobre os modelos de email em Ixonn

Exemplos

Os exemplos abaixo são exemplos gerais de como configurar o SMTP para enviar um email. Lembre-se de que os exemplos podem ser diferentes dos requisitos reais do servidor. O melhor é consultar o provedor de hospedagem para fornecer a configuração correta do SMTP.

Servidor SMTP pela porta 25

Criptografia: nenhuma
Host SMTP: hersmtphost.com
Porta SMTP: 25
Email SMTP: seu email
Senha SMTP: sua senha

Servidores SMTP que requerem conexão SSL

Criptografia: SSL
Host SMTP: hersmtphost.com
Porta SMTP: 465
Email SMTP: seu email
Senha SMTP: sua senha

Para o Gmail, use a seguinte configuração:

Criptografia: SSL
Host SMTP: smtp.gmail.com
Porta SMTP: 465 / Para criptografia TLS, use a porta 587
Email SMTP: youremail@gmail.com
Senha SMTP: sua senha

Se você estiver usando o Gmail / G Suite, precisará ativar aplicativos menos seguros em sua conta.


Testando a instalação SMTP

Se você precisar testar sua configuração de SMTP, vá para Configuração -> Configurações -> Email e role para baixo até Enviar email de teste para inserir seu endereço de email e clique no botão Enviar. Se o SMTP estiver configurado corretamente, você receberá notificações verdes informando que seu email está configurado corretamente e também um email será enviado para o endereço de email digitado. Caso contrário, será exibida uma mensagem de depuração do cliente de email.

Depois de definir as configurações de SMTP, você precisará testar se a configuração está definida corretamente e está funcionando bem.

Enquanto você estiver em Configuração-> Configurações-> E-mail, role para baixo até Enviar E-mail de Teste para inserir seu endereço de e-mail e clique no botão Enviar. Se o SMTP estiver configurado corretamente, você receberá notificações verdes informando que seu email está configurado corretamente e também um email será enviado para o endereço de email digitado. Caso contrário, será exibida uma mensagem de depuração do cliente de email.

Problemas comuns e solução de problemas

Ao tentar enviar um email de teste, se a configuração não for bem-sucedida, você poderá ver um bloco de erro na parte superior. Leia atentamente a mensagem do bloco de depuração para determinar o que está causando o problema, a mensagem do bloco de depuração conterá a mensagem de erro retornada do seu servidor de email; na maioria dos casos, será algo como: “Falha na conexão. Erro 2: stream_socket_client (): não foi possível conectar ao ssl: //smtp.gmail.com: 465 (conexão recusada) ”, mas isso dependerá do servidor de email e do mecanismo de email que você está usando (PHPmailer ou Codeigniter). , a maioria das mensagens de erro será semelhante.

É altamente recomendável que você consulte o seu provedor de hospedagem se não conseguir configurar o SMTP para Ixonn, na maioria dos casos o problema está relacionado à configuração do servidor e.q. Falha no DNS, bloqueio de firewall, provedor de hospedagem está bloqueando as conexões de saída etc … você deve conversar com eles, ler os documentos deles, nesse caso, apenas seu provedor de hospedagem pode ajudá-lo!

Convém realizar alguns tipos de pesquisa sobre a mensagem de erro específica que você está recebendo para se familiarizar com a maneira de resolver isso. A ServerSMTP publicou um bom artigo e guias para erros e códigos comuns de SMTP, também é altamente recomendável verificar o guia de solução de problemas do PHPMailer clicando aqui

As configurações de e-mail não estão salvando ou obtendo erro 404 ao salvar

Isso pode acontecer devido às regras de firewall configuradas no servidor da Web, porque em Configuração-> Configurações-> Email no cabeçalho e rodapé da opção predefinida, existe um HTML e o firewall está impedindo que esse HTML seja salvo no banco de dados.

Para testar isso, você pode navegar para Configuração-> Configurações-> E-mail e deixar em branco as opções predefinidas de cabeçalho e rodapé e tentar salvar as configurações para ver se isso funcionará bem.

Se o salvamento for bem-sucedido, você deve tentar consultar o seu provedor de hospedagem para desativar essas regras de firewall; na maioria dos casos, isso pode acontecer devido ao mod_security ou ao Suhosin.

Falha ao conectar ao servidor: 111 Conexão recusada

O erro de conexão recusada é gerado diretamente do servidor de email e pode ocorrer se o provedor de hospedagem estiver bloqueando as portas de saída, SMTP, na maioria dos casos, devido a portas bloqueadas por um firewall.

Se você estiver configurando o SMTP nas portas 465 ou 587, verifique se as portas 465 e 587 estão abertas; se você não estiver gerenciando o servidor, entre em contato com o provedor de hospedagem para verificar isso diretamente.

Mais Informações:

https://github.com/PHPMailer/PHPMailer/issues/295#issuecomment-155147551

https://github.com/PHPMailer/PHPMailer/wiki/Trou Troubleshooting

Erro de tempo limite de conexão e falhas de DNS

Clique aqui para ler mais.

Problemas de configuração do GoDaddy Email

GoDaddy bloqueia o SMTP de saída; você precisa usar os próprios servidores de e-mail do GoDaddy.

Clique aqui para ler mais.

Falhas na autenticação

Se sua autenticação estiver falhando, há várias causas prováveis:

  • Você tem o nome de usuário ou senha incorretos
  • Sua conexão está sendo desviada para um servidor diferente (como acima)
  • Você especificou autenticação sem criptografia

Geralmente, você não deseja enviar nome de usuário ou senha por um link não criptografado. Alguns esquemas de autenticação SMTP adicionam um nível mínimo de segurança (envio de hashes curtos em vez de texto não criptografado), mas eles fornecem apenas proteção mínima e, portanto, a maioria dos servidores não permite autenticação sem criptografia. Corrija isso configurando a Criptografia SMTP como TLS e Porta como 587, além de preencher o campo E-mail e Senha.

Problemas comuns no Gmail ou no G Suite – nome de usuário ou senha inválidos

Nome de usuário ou senha inválidos ao usar o Gmail ou o G-Suite podem ser um erro comum se você não tiver ativado os Aplicativos Menos Seguros, no entanto, é recomendável primeiro verificar se sua senha está correta.

G-Suite

  1. Faça login no console do Google para administradores.
  2. Clique em Segurança> Configurações básicas.
  3. Em Aplicativos menos seguros, selecione Ir para configurações para aplicativos menos seguros.
  4. Na sub-janela, selecione o botão de opção Permitir que os usuários gerenciem seu acesso a aplicativos menos seguros.
  5. Caso você não esteja recebendo os emails e seu email de teste de configuração SMTP esteja mostrando que a configuração está funcionando corretamente, consulte os seguintes artigos:
    https://productforums.google.com/forum/#!topic/Apps/M7TiKQAWhq4
    https://support.google.com/a/answer/55299?hl=en

Conta regular do Gmail

  1. Faça login na sua conta de usuário.
  2. Visite: https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps
  3. Ative.

Autenticação de 2 fatores ativada

Se você ativou a autenticação de dois fatores em sua Conta do Google, DEVE gerar a senha do aplicativo e adicioná-la no campo de senha em Ixonn, localizado em Configuração-> Configurações-> E-mail

Clique aqui para ler como gerar a senha do aplicativo.


Se você ainda estiver recebendo nome de usuário ou senha inválido e estiver gerenciando o servidor, tente o seguinte:

  1. Faça o login como usuário do cPanel, vá para MX Entry, selecione domain, defina para o cambista remoto.
  2. Entre no WHM, vá para Tweak Settings, desative “Restringir saída SMTP”

Não foi possível instanciar a função de email

Este erro também é conhecido como “Não é possível enviar email usando PHP mail ()” se você estiver usando o mecanismo de email Codeigniter e significa que sua instalação do PHP não está configurada para chamar a função mail () corretamente (por exemplo, sendmail_path não está definido corretamente em seu php.ini) ou você não possui um servidor de correio local instalado e configurado.

Clique aqui para ler mais.

No entanto, o erro pode ser mostrado se você estiver tentando configurar o protocolo Mail, o que não é recomendado.

Bloqueio do SELinux

Se você vir um erro como SMTP -> ERRO: Falha ao conectar-se ao servidor: Permissão negada (13), você pode estar executando o SELinux impedindo que o PHP ou o servidor da Web envie um email.

Clique aqui para ler mais.

Artigos Relacionados

Table of Contents
Scroll Up