Ixonn Group

Assinaturas

< All Topics

A partir da versão 2.0.0 em Ixonn, há um novo recurso importante adicionado que ajudará você a faturar seus clientes de maneira mais rápida, com base no faturamento de assinaturas. O pagamento da assinatura é fornecido via Stripe. Você precisará ter uma conta ativa do Stripe para usar esse recurso.

Observe que o recurso de assinaturas é diferente das faturas recorrentes. As faturas recorrentes são usadas apenas para recriar a fatura em uma data específica, mas com assinaturas, se o cliente estiver inscrito na assinatura, ele será cobrado automaticamente pelo Stripe e a fatura será criada.

Configurar assinaturas de distribuição

Você precisará primeiro configurar o gateway de pagamento do Stripe Checkout para usar o recurso Assinaturas.

Siga o guia de configuração do checkout do Stripe clicando aqui

Se você estiver usando a versão anterior à 2.4.0, precisará configurar manualmente o webhook, veja abaixo; caso contrário, continue com o guia abaixo.

Stripe Products

Se você não criou seus produtos e planos de faturamento, deve criar pelo Painel do Stripe, o Ixonn buscará os planos de faturamento diretamente do Stripe e os exibirá durante a criação / edição da assinatura.

Não há opção para adicionar planos de faturamento via área administrativa de Ixonn, você sempre deve adicionar os planos de faturamento via Stripe Dashboard.

Status de assinatura

Existem 8 status de assinatura em Ixonn, 5 são os status de assinatura padrão do Stripe e um status adicional é adicionado Futuro.

Você pode ler o ciclo de vida de assinaturas e status clicando aqui

Futuro – O status adicional de Ixonn Futuro significa que o cliente se inscreveu, mas a primeira data de cobrança está no futuro, por exemplo, se o cliente se inscrever em 18/05/2018 e você tiver configurado a Primeira Data de Faturamento como 25/05/2018, a assinatura está ativo, mas o cliente será cobrado na data futura.

As assinaturas de Ixonn para o Stripe não suportam assinaturas de avaliação


Criar nova assinatura

Para criar novas assinaturas, no menu principal, clique em Assinaturas e depois em Nova Assinatura.

Plano de cobrança

Selecione planos de cobrança para esta assinatura. Os planos de cobrança serão buscados na sua conta do Stripe.

Quantidade

Configure a quantidade, se necessário, caso contrário, deixe em 1

Primeira data de cobrança

Este é o primeiro campo da data de cobrança, deixe em branco para usar a data em que o cliente está inscrito na assinatura. Este campo deve ser uma data futura. Se você selecionar uma data e a data for aprovada, mas o cliente ainda não estiver inscrito, será usada a data em que o cliente se inscreverá.

Observe que o Stripe não suporta a criação de assinaturas em datas passadas.

Nome da assinatura

Adicione o nome da assinatura, mostrado também ao cliente; na maioria dos casos, esse será o nome do seu produto.

Descrição

Você pode adicionar uma descrição adicional para esta assinatura, também visível para o cliente.

Cliente

Selecione o cliente para esta assinatura.

Moeda

A moeda será selecionada automaticamente com base na moeda base ou na moeda do cliente. Você não pode alterá-la manualmente. Mais informações sobre moedas podem ser encontradas clicando aqui

Sempre use a mesma moeda na moeda do plano de faturamento de Ixonn e Stripe


Isso significa que você não pode ter a moeda EUR e selecionar o plano de faturamento configurado no Stripe com a moeda USD.

Imposto

Você pode selecionar o imposto para a assinatura.

Os impostos são buscados diretamente no Stripe. Se você não configurou seus impostos no Stripe, faça isso pelo painel do Stripe navegando para Faturamento-> Taxas de impostos

Termos e condições (a partir da v.2.40)

Você também pode adicionar termos e condições personalizados para a assinatura. Os termos e condições serão mostrados na parte inferior da área de visualização da assinatura, pouco antes do cliente assinar a assinatura.

Enviar uma assinatura para um cliente

Depois de configurar a assinatura com êxito, convém enviar a assinatura para o cliente, observe que as assinaturas em Ixonn estão relacionadas ao contato principal do cliente.

Para enviar a assinatura para o contato principal, você pode clicar no botão de envelope de e-mail no canto superior esquerdo. Além disso, se desejar ver a aparência da assinatura, clique no botão Visualizar assinatura.

Você pode dar uma olhada em Configuração-> Modelos de email, para ajustar os modelos de email das assinaturas.

Mostrar área de assinaturas para clientes

Se você quiser mostrar ou ocultar assinaturas na área de clientes, navegue até Configuração-> Configurações-> Assinaturas e defina Mostrar assinaturas na área de clientes como Sim.

Assinar a assinatura

Para que o cliente se inscreva em uma assinatura, você deve enviar a assinatura ao contato principal do cliente e incluir o link de inscrição no email por meio do recurso de email interno para inscrição ou enviar o link de inscrição manualmente.

Depois que o cliente acessar a assinatura, ele poderá revisar a assinatura e assinar clicando no botão de inscrição.

Cancelando assinatura

Para se familiarizar com o cancelamento da assinatura, leia mais o documento oficial do Stripe apresentação clicando aqui

Cancelando na área de administração

Se você deseja cancelar a assinatura diretamente da área de administração, você pode abrir a assinatura e clicar no botão Cancelar, você poderá ver 2 opções:

  • Cancelar
  • Cancelar no final do período de cobrança

Se você clicar em Cancelar, a assinatura será cancelada imediatamente, se você clicar em Cancelar no final do período de cobrança, a assinatura será cancelada com base no período final de cobrança e, nesse caso, também poderá reativar a assinatura, mas se você cancele-o imediatamente, não há opção para reativar.

Cancelando na área de clientes.

O contato principal também pode cancelar a assinatura através da área de clientes, as opções são idênticas, como na área de administração.

Token de cartão de crédito

Ixonn armazenará o ID do cliente do Stripe no banco de dados para pagamentos futuros.

O token do cartão de crédito é um token fornecido pelo Stripe relacionado ao cartão de crédito que assinou a assinatura, o Ixonn não armazena o número do cartão de crédito no banco de dados, o token do cartão de crédito e os últimos quatro dígitos são buscados diretamente dos servidores do Stripe via API.

O contato principal pode atualizar o cartão de crédito a qualquer momento, fazendo login na área de clientes e navegando no menu Perfil superior -> Cartão de crédito.

Às vezes, seus clientes precisam alterar as informações do cartão que registram na sua empresa, seja apenas para trocar um cartão preferido ou porque o emissor do cartão enviou uma substituição. O Stripe cuida da atualização de cartões expirados para você e também tenta atualizar os detalhes do cartão salvo quando o cartão físico de um cliente é substituído, mas, em casos raros, se o Stripe não conseguir atualizar os detalhes do cartão automaticamente, o contato deve atualizar o cartão de crédito manualmente através da área de clientes.

Reutilizando o token do cartão de crédito

O token do cartão de crédito para esse cliente também será usado ou assinatura futura, como exemplo, uma vez que o cliente se inscreve na assinatura, no Stripe, o Ixonn criará o cliente e esse token do cartão de crédito será vinculado a esse cliente, também o ID do cliente do Stripe serão armazenados no banco de dados Ixonn para pagamentos futuros.

Na próxima vez que você criar uma assinatura para esse cliente, o cliente não precisará inserir os detalhes do cartão de crédito novamente, basta clicar em um botão e será inscrito em pouco tempo.

Testando assinaturas

Se você quiser testar as assinaturas, precisará configurar as chaves de teste do Stripe e ler o seguinte guia: https://stripe.com/docs/testing

Neste guia, você pode se familiarizar com o funcionamento dos testes e também há uma lista de cartões de crédito para teste.

Além disso, antes de alternar para o modo de produção, durante o teste, se você se inscreveu em qualquer assinatura de teste, exclua essas inscrições da área administrativa de Ixonn.

Configure o webhook do checkout do Stripe para assinaturas (aplicável às versões Ixonn abaixo de 2.4.0)

Enquanto estiver em Configuração-> Configurações-> Gateways de pagamento-> Distribuição de faixa, você precisará configurar o webhook para assinaturas de distribuição.

Cada instalação terá uma chave de proteção exclusiva do webhook; você poderá ver o seu no campo Chave do Webhook do Stripe Checkout

No Stripe Dashboard, navegue para Developers-> Web hooks e clique em add a new endpoint.

O URL do webhook será como:

http://your-crm-installation.com/gateways/stripe/webhook/[WEBHOOK_KEY]

Substitua [WEBHOOK_KEY] pela sua chave real de webhook.

O Ixonn gerará uma chave exclusiva para cada instalação. Você pode usar essa chave ou adicionar manualmente qualquer chave alfanumérica que desejar, caso decida alterar a chave do webhook e já tenha configurado o webhook no Stripe, será necessário atualizar a tecla webhook no painel do Stripe também.

Teste seu webhook

É muito importante garantir que o seu webhook esteja configurado corretamente, caso contrário, o recurso de assinatura poderá não funcionar corretamente.


Depois de configurar o webhook via painel do Stripe, clique no URL do webhook configurado e clique no botão superior direito Enviar webhook de teste e um modal pop-up será mostrado, basta clicar no botão inferior direito Enviar webhook de teste

Lembre-se de que o botão “Enviar teste de webhook” está disponível apenas quando você alterna para exibir os dados de teste. Depois de testar o URL do webhook enquanto os dados de teste estão ativados, desative os dados de teste e configure o mesmo URL de webhook na sua conta ativa .

Se o webhook estiver configurado corretamente na parte inferior, você deverá ver esta resposta:

Anotações importantes

  • Não edite a assinatura diretamente no painel do Stripe, se você quiser executar a edição, poderá fazê-lo através do painel de administração Ixonn.
  • As assinaturas de Ixonn funcionam apenas com um item de linha (plano / produto de cobrança), não adicione vários produtos de assinatura por meio do painel do Stripe para evitar resultados desnecessários.
  • Depois que o cliente estiver inscrito em uma assinatura, a assinatura não poderá ser excluída, marque-a como cancelada (aplicável a assinaturas criadas no modo LIVE)

Artigos Relacionados

Table of Contents
Scroll Up